quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Ametista
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de manganês, mas como ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento, houve quem sugerisse uma possível origem orgânica. Foi também indicado o tiocianato de ferro e houve quem dissesse que continha enxofre.
Estudos recentes mostraram que a coloração da amestista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.
Quando exposta ao calor (a 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela e muito do citrino é designado meramente por "ametista queimada". Veios de quartzo ametista expostos em afloramento perdem facilmente a sua cor.
A ametista é composta por uma sobreposição irregular de lâminas alternadas de quartzo esquerdo e direito. Foi mostrado pelo que esta estrutura pode ser devida a estresses mecânicos. Em consequência desta formação compósita, a ametista pode se quebrar com uma fratura ondulada ou mostrar "impressões digitais" e a interseção de dois conjuntos de ondulações curvas podem produzir, numa superfície fraturada, um padrão parecido com o de um "motor rodando." Alguns mineralogistas, seguidores de Sir David Brewster, aplicam o nome de ametista a todos os quartzos que exibem esta estrutura, independentemente da sua cor.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Ágata
A Alemanha foi a principal produtora até o início do século XIX, hoje suas jazidas estão esgotadas. As ágatas sul-americanas em geral são cinzentas. Seus desenhos são revelados através de processos de tingidura que já eram conhecidos pelos antigos romanos. É uma pedra de cor variável, onde em uma pedra pode-se encontrar muitas cores.Jazidas : Sul do Brasil e Norte do Uruguai
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Pedra Preciosa Azul, escolha a sua
Se azul é a sua cor, fique tranquilo, existem dezenas de gemas disponíveis para lhe satisfazer.
A linda safira é considerada o destaque entre as pedras preciosas azuis, os preços são relativamente altos.
A formosa espinela é uma boa alternativa. Ela vem nas cores azul pastel, azul acinzentado e azul escuro. Você pode se interessar também pela água-marinha, outra pedra membro da família da berilo, que pode ser encontrada em tons desde pastel até azul acinzentado e cor de água. As cores podem ser intensas em gemas de tamanhos maiores, as cores de pedras menores são sempre menos vivas.
O famoso topázio é tratado para criar desde uma cor opaca até um azul médio, o que é raramente encontrado na natureza. O topázio é uma pedra que custa bem menos que as outras. A tanzanita também é tratada para receber cores como o azul vivo com reflexos em roxo. Ela também vem em vários tons de roxo. Tamanhos menores tendem para tons de lavanda mais claros. Tamanhos maiores geralmente exibem cores mais escuras e ricas.
Outra gema importante nesta coloração é a cordierita ou iolita, encontrada de azul-violeta à azul acinzentado, a iolita vem ganhando popularidade como uma alternativa à safira e a tanzanita.
Não poderíamos deixar de mencionar a ametista, é claro, esta gema é a mais popular e acessível no mercado hoje. Irmã da citrina, pedra membro da família do quartzo, a ametista é encontrada em uma variedade de tons, desde lilás claro, violeta, até violeta avermelhado. Cores mais fortes, como o roxo com reflexos em rosa são as mais valiosas.
sábado, 11 de abril de 2009
Esmeralda, a pedra
Esmeralda: o nome esmeralda é derivado do grego smaragdus que por sua vez significa pedra verde.
É uma variação gemológica do termo berilo.
Silicato de alumínio e berílio. Fórmula: Be3Al2(SiO3)6. Além de usado como gema, é matéria prima na produção do nobre metal berílio. Propriedades físicas Brilho: vítreo. Clivagem: imperfeita em uma direção (basal). Cores: Transparência: transparente a translúcido. Dureza (Escala de Mohs): 7,5 a 8. Densidade: 2,6 a 2,9. Fratura: conchoidal. Hábito: prismas hexagonais, comumente estriados. Traço: branco. Composição: silicato. Sistema cristalino: hexagonal.Berilo
domingo, 1 de fevereiro de 2009
MINERAIS E PEDRAS PRECIOSAS
O maior diamante encontrado é o Cullinan- Descoberto na mina Premier, Africa do Sul em 1905, pesando 3.106 ct.
Cidades Brasileiras com ocorrências de diamantes :
Três Ramalhetes (GO)
Diamantina (MG)
Milho Verde (MG)
Serra da Canastra (MG)
Rio São Lourenço (MT)
Cristalina Goias
http://www.embarquenessa.com.br/cidades/cristalina/
Rica pela própria natureza, Cristalina é um dos maiores centros de produção e comércio de pedras preciosas, semipreciosas e cristais, honrando o nome que tem. A imensa variedade de pedras (tais como ametista, safira, esmeralda, topázio azul e turmalina) e de cristais (encontrados em diversos tamanhos, formatos e cores) são responsáveis pelo grande número de turistas que visitam a cidade.
Diamante:
DIAMANTE : ( do grego adamas, adamantos) que significa inflexivel, indomável, o termo grego vem de domar, vencer. Pedra preciosa constituida de carbono puro cristalizado, de extrema dureza, mas quebravel, geralmente incolor e transparente, utilizado em joalheria e na industria. No Brasil podemos citar a cidade de Diamantina no Estado de Minas Gerais - Brasil como região de extrativismo.
DIAMANTINA - MG-BRASIL
Berilo : (do grego beryllos, pelo latim beryllus.) Silicato natural de aluminio e berílio, hexagonal, frequente nos pegmatitos, em certos granitos e seus arredores metamorficos. Berilo também é um nome de um municipio do Estado de Minas Gerais - Brasil
CHAPADA DIAMANTINA- BAHIA-BRASIL
Corindom: Oxido natural de aluminio que cristaliza no sistema romboédrico, o corindo Al2O3 é, depois do diamante, o mais duro dos minerais naturais. É geralmente transparente ou translúcido, com um brilho vítreo. Conhece-se algumas variedades coloridas utilizadas em joalheria sob o nome de gemas orientais.
Granada: Silicato natural de composição variável, pertencente ao sistema cúbico (ou sistema monométrico) utilizado em joalheria. Suas cores variadas( vermelho, rosa, amarelo, verde) refletem as diferentes composições quimicas.