quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pedra Preciosa Azul, escolha a sua


Se azul é a sua cor, fique tranquilo, existem dezenas de gemas disponíveis para lhe satisfazer. 

A linda safira é considerada o destaque entre as pedras preciosas azuis, os preços são relativamente altos.

A formosa espinela é uma boa alternativa. Ela vem nas cores azul pastel, azul acinzentado e azul escuro. Você pode se interessar também pela água-marinha, outra pedra membro da família da berilo, que pode ser encontrada em tons desde pastel até azul acinzentado e cor de água. As cores podem ser intensas em gemas de tamanhos maiores, as cores de pedras menores são sempre menos vivas.

O famoso topázio é tratado para criar desde uma cor opaca até um azul médio, o que é raramente encontrado na natureza. O topázio é uma pedra que custa bem menos que as outras. A tanzanita também é tratada para receber cores como o azul vivo com reflexos em roxo. Ela também vem em vários tons de roxo. Tamanhos menores tendem para tons de lavanda mais claros. Tamanhos maiores geralmente exibem cores mais escuras e ricas.

Outra gema importante nesta coloração é a cordierita ou iolita, encontrada de azul-violeta à azul acinzentado, a iolita vem ganhando popularidade como uma alternativa à safira e a tanzanita.

Não poderíamos deixar de mencionar a ametista, é claro, esta gema é a mais popular e acessível no mercado hoje. Irmã da citrina, pedra membro da família do quartzo, a ametista é encontrada em uma variedade de tons, desde lilás claro, violeta, até violeta avermelhado. Cores mais fortes, como o roxo com reflexos em rosa são as mais valiosas.